top of page

Livro Psicologia Juridica Pdf Download _TOP_


CLICK HERE >>>>> https://urlin.us/2toxWL





No século passado, Emílio Mira y López (1890-1968) foi considerado, entre seus pares, um dos pensadores de maior expressão intelectual que mais influenciaram o estudo e a disseminação de temas psicológicos por todo o mundo. Uma de suas brilhantes obras, talvez pouco divulgada no meio acadêmico, é o livro Manual de psicologia jurídica, confeccionado em capa dura e publicado pela LZN Editora, com uma coletânea de 16 (dezesseis) capítulos e mais um apêndice geral sobre a Legislação Brasileira, que visam à discussão do papel da psicologia no campo do direito. Segundo sugere o próprio autor, o objetivo do livro é fazer uma breve exposição da psicologia, no panorama do conhecimento científico, e com isso auxiliar o jurista em seu trabalho diário, quer seja nos tribunais, quer seja nas varas da infância e da família.


Logo no primeiro capítulo, faz-se um retrospecto acerca da origem da psicologia moderna, refletindo as principais linhas de pensamento psicológico, sendo elas as principais, pelo menos no caráter de publicação em livros: o condutivismo (o que se convencionou chamar de behaviorismo) e a psicanálise. O autor situa esse conhecimento para a área do direito, especificamente situando-o dentro da ciência do comportamento e dos processos inconscientes, discutindo, pois, os objetivos desse saber na psicologia jurídica.


No oitavo, nono e décimo capítulos o autor se apóia na descrição do dia-a-dia do judiciário, em particular no papel da psicologia aplicada. Destaca a importância da psicoterapia do testemunho, da mesma forma que os meios para obtenção da evidência de prova, ambos importantes para a coleta de material no trabalho de defesa do advogado. Complementando isso, a influência da personalidade do réu na hora do testemunho é, por demais, cogente no tocante à análise e decisão de um tribunal de júri. A título de ilustração, uma personalidade histérica pode se valer de testemunhos falsos, e uma paranóide, de conteúdos confabulatórios. A despeito de todas essas observações, é preciso discernir a estrutura de personalidade de uma pessoa que vai participar de um depoimento no tribunal do júri, uma vez que, como salienta o autor do livro, se partimos de uma mentira, olharemos uma mentira.


Finalizando, no último capítulo, décimo sexto, a discussão se resume em um estudo das personalidades humanas. Traz uma série de definições nosológicas de uma série de psicopatologias e as características psicológicas de cada uma em um quadro didático e inteligível, o que é muito bom para o jurista e para o leitor leigo, pois se tende, ainda com certa insistência, a usar no jargão popular alguns comportamentos e estruturas de personalidade para descrever psicologicamente as pessoas (como exemplo, se diz muito por aí: esse é um estressado, aquele é um neurótico), e isso não é correto. Nesse sentido, o livro presta um trabalho de desmistificação do uso desses vocábulos do senso comum àqueles utilizados na psicologia científica.


Em suma, acredita-se que o livro comprova uma qualidade ímpar em procurar descrever, com um texto bem articulado e repleto de definições claras e objetivas, alguns conceitos-chave da psicologia dentro de um enfoque estritamente jurídico. Embora, de acordo com o autor, o livro esteja voltado, em um primeiro momento, para o profissional que atua especificamente na área de legislação, a citar, advogados, promotores e juízes, pode-se sugeri-lo, a alunos e psicólogos, no exercício da prática clínica e institucional, como nas varas da família e da criança, notadamente ambientado pela psicologia jurídica.


Editora: Manaus: UEA Edições, 2017.Organizadores: Therense, Munique; Oliveira, Camilla Felix Barbosa de; Neves, André Luiz Machado das; Levi, Márcia Cristina Henriques.Link: -psi.org.br/livros/psicologia_juridica_direito_familia.pdf


Psicologia Jurídica No Brasil é um livro essencial para qualquer profissional que trabalha ou estuda o direito. O autor, Hebe Signorini Gonçalves, tem mais de 40 anos de experiência na área, e sua




نبذة

Welcome to the group! You can connect with other members, ge...

Members

bottom of page